(Touros das corridas do colete encarnado e da feira de outubro eram na manhã seguinte largados nas ruas)
Os Cambalachos da Indústria Tauromáquica
Que a tauromaquia é um negócio não é novidade para ninguém. Que se alimenta do dinheiro dos contribuintes através de subsídios também não.
O que talvez pouca gente saiba é que este negócio é mais sujo que um esgoto.
José Dias, ganadeiro (ganadaria Santo Estevão, concelho de Benavente), numa entrevista dada ao jornal “O Mirante” em 2011:
“Os toiros espanhóis vêm para Portugal a preços baixíssimos. Estão legais, mas foram comprados para abate. A guia traz uma validade de oito dias e durante este período são utilizados nas corridas. Lá vendem um toiro por 300 euros para abate e depois ainda cobram mais uns 750 euros para serem lidados aqui. No mínimo, um bom toiro não custa menos de 5000 euros. Ninguém se mexe para acabar com esta situação. E se começarmos a pressionar depois os espanhóis não compram toiros portugueses.
Estamos sempre a ouvir que os toiros não são um negócio rentável. Mas continuam a existir muitas ganadarias. Os ganadeiros são na sua grande maioria senhores muito ricos, com muitas propriedades.”
in Ganadeiro José Luís Dias diz que a culpa é dos governantes e da associação de criadores
Toiros espanhóis são comprados para abate mas acabam lidados nas praças
Mas a vigarice não fica por aqui, um blogue obscuro publicou um artigo exigindo um colóquio sobre as largadas de touros em Vila Franca de Xira. De acordo com o mesmo, querem acabar com as fraudes dos touros utilizados em largadas não só em Vila Franca mas também noutras localidades.
E uma vez mais citamos os aficionados:
“Toiros que dizem “puros” em largadas de toiros e não o são, toiros que foram toureados á pouco mais de um mês e vêm para Vila Franca, quando ainda não estão em condições de cura. Com o murrilho cheio de altos infectados com pús!
Toiros que já estiveram noutras festas…”
in Colóquio sobre as largadas de toiros em Vila Franca
Ou seja neste caso, os ganadeiros ganham a dobrar, vendem os touros para touradas e depois para largadas de touros.
A tauromaquia é um negócio mafioso, miserável, corrupto e inundado pela pior espécie de animais humanos que existem neste planeta.
Prótouro
Pelos touros em liberdade
Sem comentários:
Enviar um comentário