domingo, 21 de julho de 2013

Nota relativa à "Petição por um Referendo Popular sobre corridas de touros em Portugal"

Congratulamo-nos com as iniciativas individuais contra a tauromaquia e, sempre que as consideramos válidas e potencialmente eficazes, oferecemos o nosso apoio, quer no acompanhamento que nos seja solicitado para a sua execução, quer na divulgação.

Neste caso concreto, entendemos haver alguns problemas estruturais que, não só inviabilizam à partida a iniciativa, como comprometem a eficácia e credibilidade da luta abolicionista.

A começar pela dificuldade de conciliar este referendo com o art 115/6 da CRP: este referendo poderá facilmente ser entendido como recaindo sobre mais do que uma matéria, já que são muitas as questões que estão em jogo e seria extremamente complexo condensá-las adequadamente numa pergunta de “sim” ou “não”.

 A tauromaquia divide-se em múltiplas actividades de natureza semelhante, mas regulações e conteúdos diferentes e movimenta muitos interesses que seria difícil referendar de uma vez só.

Efectivamente cremos que o caminho deverá continuar a ser o enfraquecimento progressivo da tauromaquia através de acções que asfixiem o seu financiamento, e a aceitação pública de que ainda usufrui.

VilaFranquenses Anti-tauromaquia

Sem comentários:

Enviar um comentário