sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A diferença entre touro, boi, vaca, garraio, bezerro e caresto.


Os Romanos receberam da língua grega a palavra tauros, que converteram em taurus. É desta última palavra que surgiram as formas touro e toiro.



 Touro é o macho adulto combativo e corpulento destinado frequentemente para lutas com os seus semelhantes ou às touradas. Antes dos combates e das touradas, são inteiros ou não castrados. Depois das touradas, alguns voltam ao campo. Na maior parte dos casos, são destinados ao abate.


 Boi é uma palavra derivada do vocábulo latino bove-. Designa os machos destinados aos trabalhos agrícolas ou para a produção de carne. A maior parte dos machos mansos destina-se ao abate e não passa de bezerros ou de vitelos.


 Em Portugal, as fêmeas dos touros são conhecidas como vacas bravas, e as fêmeas dos bois são designadas como vacas mansas.


Cabresto é o macho castrado que, em conjunto com outros, guia as manadas de touros ou de bois mansos. Nas touradas, os cabrestos conduzem os touros para fora das arenas.


 Bezerro é o filho de vaca e touro ou boi com menos de um ano de idade até ser desmamado.


 Vitelo é o filho de vaca e touro ou boi com cerca de um ano de idade.


 Novilho é o filho de vaca ou boi com mais do que um ano de idade. Usa-se com maior frequência em relação aos touros jovens.


 Garraio é o filho de vaca brava e touro enquanto jovem e antes de ser corrido nas touradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário