segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Largada e Espera de touros

Touros e cabrestos na "curraleta";
 recinto onde esperam depois 
de chegarem em camiões.
Touros encabrestados
 são guiados pelos campinos
 até à praça de touros.

🔴Esperas de touros, é um costume tauromáquico tradicional nas festas de muitas localidades e algumas cidades da região do Ribatejo, em Portugal.

Consiste na condução de uma pequena manada normalmente de seis touros bravos com hastes intactas, ou seja, "em pontas",  e vários cabrestos (bois mansos), conduzidos desde os campos,  encabrestados através das ruas das localidades, por campinos montados a cavalo, empunhando pampilhos(varas com arpão)

Os touros são encaminhados para uma Praça de Touros e depois fechados nos curros para serem posteriormente soltos numa largada.








🔴A largada de touros é um costume tauromáquico tradicional nas festas de muitas localidades de Portugal e também de alguns países da América Latina.

Consiste em largar touros bravos, um de cada vez, nas ruas das localidades, em percursos delimitados por tronqueiras para serem "lidados" por uma multidão de curiosos.
Estes toureiros improvisados servem-se por vezes de panos, peças de roupa e de vários objectos como guarda-chuvas, cartões, caixotes de papelão e até bidões, para provocar a investida do touro e também para se protegerem, tentando escapar às colhidas.

A restante multidão observa o espectáculo em segurança atrás das tronqueiras e outros locais protegidos por burladeros, servindo estes também como último refúgio aos que se aventuram a desafiar os touros.

As colhidas são uma constante durante o tempo que dura a largada, provocando muitas vezes ferimentos mais ou menos graves , e por vezes algumas mortes.

É tradicionalmente antecedida por uma Espera de touros, onde estes são recolhidos em currais para depois serem soltos um a um na Largada. Em muitos locais, não existe hoje a Espera pois os touros são transportados dos campos para o local da Largada em gaiolas transportadas em camiões.

Fotos largada em Vila Franca de Xira


1 comentário: