sábado, 13 de outubro de 2012

Em Época de Defeso – Debates da Treta

Assim que acaba a época tauromáquica e à falta de se poderem entreter a ver torturar seres sencientes, começam a entreter-se com debates da treta.

Curiosamente os intervenientes são sempre os mesmos, os repetentes do costume. Para tal só existem duas explicações:
a) Não estudaram a lição convenientemente e portanto chumbaram;
b) São sempre os mesmos porque são uma reduzida minoria.
Há uns dias teve lugar um debate em Vila Franca de Xira onde estavam presentes “centenas” de aficionados, intitulado “Tauromaquia(s) e Património(s): Cultura de Arte e Afectos”
O título é pomposo e pretencioso, mas o que chama a atenção é a cultura dos afectos!

Afecto, define-se como amor, carinho, etc. É comummente sabido que nas touradas existe imenso amor e carinho. Aliás é com amor e carinho que os intervenientes espetam bandarilhas e na variante espanhola, puyas e estoque.

Só nós, anti-touradas, é que temos uma imensa falta de sensibilidade e não conseguimos perceber que estas práticas são afectos, amor e carinho!!!

Foram oradores neste debate abominável, entre os mais conhecidos, Maria da Luz Rosinha, Elísio Summavielle e Victor Escudero. Imperdoável terem-se esquecido da Gabriela Canavilhas a menos que a senhora tenha decidido retirar-se por uns tempos das luzes da ribalta tauromáquica.

E o que é que debateram? O mesmo de sempre, que a tauromaquia é património cultural e a candidatura a património imaterial porque esta é a última obcessão desta gentinha. Acordam, levantam-se e deitam-se a pensar nisto. E são unânimes em afirmar que é uma “cultura de afectos e paixões”, que “ou se gosta ou não se gosta”.

O facto de considerarem ser uma cultura de afectos e paixões é algo que eles acreditam e ninguém os vai convencer do contrário, no entanto, quando referem que é algo que ou se gosta ou não se gosta aí alto e pára o baile.

Quando falamos em tortura de seres sencientes por pura diversão não se trata de gostos. É isto que esta gente não consegue compreender que não têm o direito em nome de um gosto pessoal de participar e assistir à tortura de um animal.

Prótouro
Pelos touros em liberdade

Sem comentários:

Enviar um comentário