domingo, 11 de março de 2012

Entrevista a Vitor Mendes

Ser toureiro é uma graça de Deus(?)
É uma vida difícil...
(...)
"Antitaurinos existiram sempre, mas há 10, 15 anos existe o "animalismo"(*), que tem a ver com uma doença grave da nossa sociedade, em que as pessoas tentam transportar a sensibilidade e o sentimento do que é racional e humano para o animal. E isto porque a nossa sociedade está doente. Existem cada vez mais indivíduos sós, com mais problemas psicológicos, em que a sensibilidade, o sentimento, a relação humana é difícil de alcançar. É difícil sentir e relacionar-se. Por este facto, os animais domésticos são a salvaguarda e a bóia de salvação de muita gente, que tenta transmitir a ideia de que também o toiro é um animal doméstico, o que não é(**). Transportar este sentimento para um animal irracional é totalmente estúpido. Respondendo directamente à sua pergunta, o que se passa em Barcelona é uma atitude política, que vai acabar por não vingar(***). Toureei várias vezes em Barcelona e sei o que estou a dizer."



(*)O Animalismo é uma ideologia fictícia que satiriza o Stalinismo ; É um sistema de cunho político e económico descrita no livro "Animal Farm" de George Orwell.

(**)A Associação de Ganadeiros de Touros de Lide afirma que os touros são animais domésticos! É uma associação animalista(?)

"Existe una polémica de como clasificar al toro bravo, si como animal doméstico o salvaje. Es doméstico ya que, como los otros bovinos, las reses de lidia dependen totalmente para su subsistencia del hombre, quien determina el medio ambiente donde vive y su dieta manejando su evolución por medios de manipulación genética, con el propósito de beneficiarse económicamente de su bravura.” 
ASOCIACIÓN EUROPEA DE GANADEROS DE TOROS DE LIDIA

(***)Enganou-se!

Victor Manuel Valentim Mendes, matador de touros e  ganadero (director de lide e maestro da Escola de Toureio José Falcão) nasceu em Marinhais no dia 14 de fevereiro de 1958.


O matador de toiros que quer ser advogado e aprender a dançar

Vítor Mendes: "Toureio é quase como respirar"
"... o toureio em si é um jogo de racionalidade. Isto não é para ‘kamikazes'! Se assim fosse, o toiro jogaria em 70 ou 80 por cento de vantagem na força, na estupidez."

Sem comentários:

Enviar um comentário