quinta-feira, 8 de março de 2012

OS DINHEIROS PÚBLICOS E A TAUROMAQUIA : Requalificação da Praça de Toiros de Azambuja custa 600 mil euros



“A praça de touros de Azambuja foi um investimento folclórico e ruinoso.”

NOVIDADE??? 
NÃO!!!!!
2012-03-06
A afirmação pertence a Daniel Claro, deputado municipal eleito pelo bloco de esquerda em Azambuja, em entrevista exclusiva.

Como viu a questão da construção da praça de touros em Azambuja?
É, a par da concessão das águas, o erro mais marcante do consulado de Joaquim Ramos. Foi uma decisão folclórica. Eu avisei os deputados municipais que não tinha saído o totoloto ao doutor Ramos. Aqueles 2,5 milhões que ele anunciava terem vindo do QREN mais não eram do que o ressarcir de despesas que a Câmara já tinha feito e para as quais a EMIA tinha contraído empréstimos.

Você classifica a praça de touros como um investimento folclórico.
Folclórico e ruinoso. 
Eu nem caio no facilitismo de fazer um paralelismo com as piscinas que estão fechadas e cujo arranjo custava o mesmo que a praça de touros custou.

Então não concorda com os argumentos de Joaquim Ramos relacionados com a tradição taurina em Azambuja?
O Mestre Sebastião Mateus Arenque escreveu uma série de livros que todos nós deveríamos ler, e o próprio presidente também escreveu os Contos Semibreves, que também nos ensinava muito sobre a verdadeira cultura e tradição de Azambuja. Nós temos uma cultura muito forte ligada à criação do cavalo e do touro, mas não temos tradição tauromáquica relacionada com as touradas propriamente ditas. Estamos a forçar essa tradição. Não houve qualquer tipo de iniciativa para que a sociedade civil tentasse arranjar dinheiro para a praça de touros, como aconteceu noutros lados. O bloco propôs em Assembleia Municipal o adiar das obras por três anos para que nesse período a Poisada do Campino pudesse organizar iniciativas com vista a minorar os gastos públicos. Mesmo assim não conseguimos evitar o disparate que foi feito.

Já para não falar dos bilhetes que a Câmara tem que comprar para oferecer quando há touradas.
Se a Câmara não o fizer, metade da praça fica vazia. Durante o ano não se conhecem iniciativas relevantes para aquele espaço.

Fonte




As razões são evidentes

Azambuja gasta 600 mil euros a renovar praça de touros.
Azambuja: 600 mil para Praça de Touros mas há esgotos a céu aberto 
Petição reclama ETAR para Manique em vez de praça de toiros em Azambuja
Segundo a imprensa, a população de Manique do Intendente (Azambuja) está cansada de reclamar por uma rede de esgotos e pelo funcionamento da ETAR, que deveria servir também a freguesia de Vila Nova de São Pedro. Está online uma petição pública que apela à Câmara Municipal de Azambuja que “acabe a construção da ETAR de Manique do Intendente em vez de gastar 600 mil euros na remodelação da praça de toiros em Azambuja”.
Câmara vai ter que alugar estrutura amovível para espectáculos da Feira de Maio
Obras de requalificação da Praça de Toiros de Azambuja prontas em Junho
A obra de requalificação da Praça de Toiros de Azambuja já arrancou mas só deverá ficar pronta em Junho. Para os espectáculos da Feira de Maio, que está à porta, a Câmara Municipal de Azambuja vai alugar uma estrutura amovível.
Edição de 2011-04-28 
As obras de requalificação da Praça de Toiros de Azambuja - um investimento de cerca de 600 mil euros - já arrancaram. A intervenção deverá estar concluída em Junho.
Como O MIRANTE já tinha noticiado, a obra não vai ficar concluída a tempo da próxima Feira de Maio, contrariamente ao que chegou a ser avançado, e por isso, em Fevereiro, o município decidiu alugar uma praça amovível para receber os espectáculos tauromáquicos que decorrem durante o próximo mês. 
Numa nota enviada às redacções a Câmara Municipal de Azambuja informa que o processo de requalificação tem como objectivo disponibilizar um espaço lúdico virado para as actividades taurinas que cumpra “todas as normas e regulamentos em vigor relativamente à realização de espectáculos públicos”. 
Ao mesmo tempo, a autarquia quer enquadrar uma renovada praça de toiros “com mais dignidade, conforto e harmonia paisagística” na zona do chamado Campo da Feira, recentemente requalificado através do programa Polis.
A obra prevê uma construção ligeira com recurso a uma estrutura metálica revestida a chapa de contraplacado na zona das bancadas. Zonas de acessos, instalações sanitárias, bar, espaço de bilheteira, enfermaria e escritórios são algumas das valências que a requalificada praça vai possuir.
Um dos quatro sectores da praça será também equipado com “uma plataforma para transporte de cadeira de rodas, com acesso a três lugares nas bancadas”. Segundo a autarquia, a requalificação vai permitir uma lotação de 1800 lugares.
No perímetro imediato da arena foi mantido o muro em alvenaria que enquadra a “teia”. O muro exterior da praça, os “curros” dos toiros e a definição dos espaços a criar sob as bancadas serão executados em alvenaria corrente. O muro exterior terá uma estrutura metálica revestida pelo exterior com uma tela em serigrafia com elementos alusivos à prática da arte taurina. 
O investimento é da responsabilidade da EMIA – Empresa Municipal de Infra-Estruturas de Azambuja. A obra tem suscitado polémica entre os eleitos na Câmara e Assembleia Municipal de Azambuja com a oposição a considerar o investimento demasiado elevado em tempos de crise.
A Praça de Toiros de Azambuja ficou interdita em Maio de 2010, pelo Instituto Electrotécnico Português, por não apresentar as condições de segurança necessárias para a realização de espectáculos.” 
(Fonte: O Mirante)

“A pouco mais de 500 metros do centro de Manique do Intendente está uma vala para onde correm a céu aberto os esgotos provenientes de linhas de água para onde são encaminhados os esgotos domésticos da freguesia. O cheiro é nauseabundo e as águas paradas são um chamariz para todo o tipo de insectos e roedores. No Verão os moradores não conseguem aproximar-se do local” 
(Fonte: O Mirante)
Os esgotos da freguesia do alto concelho continuam a correr a céu aberto
Petição reclama ETAR para Manique em vez de praça de toiros em Azambuja
Edição de 2011-01-20Está online uma petição que apela à Câmara Municipal de Azambuja para acabar a construção da ETAR em Manique do Intendente em vez de construir a Praça de Toiros de Azambuja que vai custar 600 mil euros.

Praça da Azambuja com reinauguração marcada para 25 de Setembro
A Praça de Touros da Azambuja tem já data marcada para a sua reinauguração.
Depois da sua reestruturação, abrirá portas a 25 de Setembro, sendo o cartel ainda desconhecido.
Esta reinauguração junta-se assim às recentes reaberturas das praças de touros de Setúbal e Idanha-a-Nova.

Azambuja poderá alugar praça de touros 2011-02-01
As obras da praça só deverão estar prontas em Novembro.
Depois da polémica levantada com a requalificação da praça de touros de Azambuja, que foi aprovada pela Câmara e pela Assembleia Municipal, eis que a autarquia pode mesmo ver-se obrigada a alugar uma praça desmontável para a realização das iniciativas do Mês da Cultura Tauromáquica e da Feira de Maio 2011. Isto porque a obra, no valor de 600 mil euros, apenas deverá estar concluída em Novembro deste ano, servindo assim apenas para as iniciativas de 2012 em diante.
O Fundamental sabe que a intenção da autarquia é acelerar todo o processo de forma a que a nova praça esteja pronta a tempo de receber as corridas do próximo mês de Maio, mas dado que estamos já às portas de Fevereiro tudo leva a crer que tal não será possível.

Câmara vai ter que alugar estrutura amovível para espectáculos da Feira de Maio
Edição de 2011-04-28
Obras de requalificação da Praça de Toiros de Azambuja prontas em Junho
A obra de requalificação da Praça de Toiros de Azambuja já arrancou mas só deverá ficar pronta em Junho. Para os espectáculos da Feira de Maio, que está à porta, a Câmara Municipal de Azambuja vai alugar uma estrutura amovível.
A Câmara da Azambuja, que gastou 600 mil euros na praça de touros, corta agora nas bolsas de estudo!

AZAMBUJA - CÂMARA DE AZAMBUJA CORTA NAS BOLSAS DE ESTUDO
Em pleno início do ano escolar, a Câmara de Azambuja aprovou ontem o corte de 50% no valor das bolsas de estudo e bolsas de mérito para o corrente ano lectivo de 2011/2012.
As bolsas de estudo passam a ter o valor de 600,00€ e as bolsas de mérito o valor de 300,00€.
O Centro Social e Paroquial da Azambuja beneficou das receitas do festival taurino de "solidariedade" realizado ontem na Azambuja ... mas encerrou as actividades de tempos livres que proporcionava a duas dezenas de alunos do segundo ciclo de escolaridade e os pais ficaram revoltados com a forma como foram tratados pela direcção da instituição católica que não lhes passou cavaco. Os encarregados de educação só souberam do encerramento por um funcionário do centro que entretanto foi despedido. Pais e funcionários falam em mau ambiente na instituição e o cónego que dirige a instituição não dá esclarecimentos.
Novembro de 2011
Tauromaquia: de Identidade Cultural a Praga Municipal 16.10.2011 
A questão da identidade cultural de Azambuja vai ter de ser debatida mais tarde ou mais cedo. Até lá, ficamos à espera de ver os senhores, que agora defendem a tese de que a Tauromaquia é a maior marca cultural da sede do concelho, mostrarem a sua oposição à realização de rodeios à brasileira na Praça de Touros de Azambuja (foi o Sr. Presidente que sugeriu isso com uma grande dose de entusiasmo no debate de Dezembro de 2010 na Antena 1). 
Não deixa de ser estranho que, sendo a identidade cultural da vila de Azambuja completamente incapaz de sobreviver ao golpe que seria o fim dos apoios municipais à tauromaquia, se tenha escolhido a figura de um cavador para colocar na “Montra” dessa mesma vila. 
Mas deixemos a identidade cultural, para falarmos de necessidades concretas do concelho para onde o dinheiro da construção da praça de touros devia ter ido e não foi.
As IPSS’s do concelho estão com muitas dificuldades financeiras. Qual a solução? Realizou-se no passado 15 de Outubro uma corrida de touros “solidária”. Alguém me pode dizer quem vai receber estas verbas, e quanto se apurou?
De acordo com o Diario Taurino parece que até teve pouca gente a assistir, o que nos deve fazer reflectir (a nós e à Câmara Municipal) acerca do “amor” das gentes deste concelho por esta actividade. 
Falo disto porque, sendo a praça propriedade da Câmara, suponho que a Câmara deve ter tido alguma preocupação na decisão de a organizar. No entanto, temos de ver que a mesma Câmara Municipal que eventualmente pode passar a dizer que a praça serve os fins da solidariedade, em 2010 não teve mais do que 350.000 euros (dados da reunião municipal de 15 Março 2011) para TODA a acção social no concelho: refeições nas escolas, apoios a IPSS, apoio a voluntariado, bolsas de estudo, etc; mas que, assim que recebeu os 600.000 euros comunitários correspondentes ao reembolso de investimentos feitos pela EMIA, não hesitou um segundo para pensar que a crise poderia requerer mais apoio social da autarquia, e foi logo construir uma praça de touros. Falta dizer que contrariamente à campanha de intoxicação informativa feita nos media pelos senhores do executivo Municipal, essas verbas poderiam ser aplicadas naquilo que se achasse melhor, e não forçosamente na construção de infrastruturas, como os nossos ilustres representantes andaram a dizer (dados retirados da acta da Assembleia Municipal de 24 de Fevereiro de 2011). 
Portanto, a fome combate-se com touradas; o desemprego combate-se com touradas; a falta de casa combate-se com touradas, as estradas arranjam-se com touradas; enfim, temos pelo menos o grande consolo de ver o nosso Presidente de Câmara reconhecido como “aficionadíssimo” nos sites tauromáquicos. 
Voltemos à vida do dia-a-dia no concelho. Na Assembleia Municipal de 29 de Abril de 2011, o senhor Presidente da Câmara de Azambuja, quando questionado acerca da não conclusão das obras na Estrada Moita do Lobo/Manique do Intendente, disse o seguinte:
“A estrada Moita do Lobo/Manique do Intendente foi feita até onde houve verbas disponíveis de fundos comunitários.”; Pois, acabaram-se os fundos, acabou-se a obra.
Apesar de ter sido atribuída, à EMIA, a competência necessária para realizar essas obras, falta-lhe o dinheiro para as poder fazer, porque quando o teve, aplicou-o numa praça de touros. Na mesma sessão da Assembleia, no ponto referente à Aplicação dos Resultados Líquidos do Exercício, parece que há uma proposta de reforço de 90.000 euros nos apoios, não às famílias carenciadas, aos Bombeiros ou à Cruz Vermelha Portuguesa, mas sim à Tauromaquia… 
Um grande Olé para isto tudo!

O dinheiro é para coisas importantes… os bombeiros que esperem

Sem comentários:

Enviar um comentário