quinta-feira, 8 de março de 2012

Vila Franca de Xira, concelho da INcultura, da INvolução e da Tortura Nacional!

É com tristeza e pesar que recebemos esta notícia.
Vila Franca de Xira poderia ser reconhecida no Mundo por tantas coisas positivas que temos no nosso concelho, desporto, escritores, até a gastronomia, mas ficaremos para sempre ligados e seremos identificados por uma mancha de sangue, de vergonha que irá perseguir este concelho.
Aos que apoiam a nossa causa, em defesa dos touros e dos cavalos, queremos agradecer a força que nos dão para continuarmos a lutar todos os dias até que a Abolição das touradas seja uma realidade!
Aos que defendem a "festa" resta-nos dizer que foi a mais humilhante notícia que poderíamos ter da nossas terra. Serão vós os que mancharam de sangue o nome de Vila Franca, serão vós os responsáveis  pela tortura de animais inocentes torturados para prazer de mentes distorcidas. Serão vós que colocaram Vila Franca no mapa da obscuridade, quais mentes insensíveis ansiando pelo sangue.
Vila Franca de Xira merece mais. Merece melhor.



Declaração da UNESCO 1980
"A tauromaquia é terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraídos por estes espetáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura".


Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.

...

Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!
Fernando Pessoa 




Tauromaquia em Vila Franca de Xira Património Cultural Imaterial Nacional.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira declarou hoje os festejos taurinos Património Cultural Imaterial do Concelho.
A Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, reunida hoje às 15h nos paços do concelho apreciou, discutiu e aprovou por unanimidade uma proposta do Club Taurino Vilafranquese, em que a Festa Brava devia ser declarada Património Cultural Imatrial do Concelho.
Vila Franca é assim o primeiro concelho a blindar a Cultura Taurina, a proposta hoje aprovada será enviada ao organismo competente (Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial (INPCI) de Portugal), este será o primeiro passo para que os festejos taurinos passem para uma outra fase de candidatura a Património Imaterial da Humanidade. Esperemos que Vila Franca de Xira seja a primeira das muitas cidades, vilas e aldeias deste País a declarem a Festa Brava Património Cultural Imaterial.

ENTREVISTA.- Williams Cárdenas habla sobre la declaración de Vila Franca de Xira"El mundo taurino se está uniendo para defender la Fiesta"

2 comentários:

  1. É de facto de lamentar a decisão do executivo camarário. Mas isso não deve retirar vigor à causa anti-taurina e de defesa animal.
    Em Torres Vedras, o grupo anti-taurino "Torres Vedras Contra Touradas" quer que a Assembleia Municipal faça exatamente o contrário, isto é, interdite a realização de touradas no concelho, tornando-o assim em mais um (dos poucos) concelhos anti-tourada. Não vai ser fácil...http://www.facebook.com/TVContraTouradas

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente foi uma má decisão , não só para vila Franca mas para o nosso país.
    Mas nada é eterno, nada é para sempre, e as mentalidades estão a mudar felizmente.

    Muita força para todos os que lutam por esta causa tão nobre.

    Maria Cristina Amorim

    ResponderEliminar