domingo, 11 de março de 2012

A Igreja Católica e os espectáculos taurinos

GRANDE CORRIDA CARAS em 2 de Maio de 2010 na PRAÇA DE TOUROS DO CAMPO PEQUENO em Lisboa. Padre Victor Melícias (embaixador português junto da UNESCO)


Em Évora 2011 

«É com profunda estranheza que assisto vulgarmente ao envolvimento da Igreja Católica em espectáculos sádico-taurinos . Não existe festa em honra de um qualquer santo padroeiro, que não assistamos à promiscuidade entre a paróquia local e as festas da aldeia/vila, protagonizadas com uma tourada ou atrocidade similar. 
Não é incomum de todo, vislumbrarmos sacerdotes nas arenas a aplaudir e vibrar com o sofrimento alheio, num cenário de masturbação sádica colectiva. Boa parte das arenas da morte, são propriedade da Santa Casa da Misericórdia , gerida por sacerdotes católicos que delas retiram boas colheitas materiais. Este manto de cobertura moral por parte da Igreja Católica que acolhe e protege estes espectáculos de morte, sangue e sofrimento, fere mortalmente a credibilidade da Igreja Católica, que demonstra que não compreendeu, ou se recusa a compreender, a mensagem de bondade, tolerância e misericórdia trazida por Cristo. 
Tirando o caso do corajoso ex-Bispo de Setúbal, a posição oficial da Igreja Católica perante esta pungente contradição é só uma. Um enorme e ensurdecedor silencio, um meter a cabeça na areia, fazendo de conta que ainda não se deram conta, nem estão a perceber os anseios e dúvidas de quem os interpela. 
Até quando ? Provavelmente até quando já for tarde demais... Sempre foi assim.... É sempre tarde demais. 
Esperemos que não tenha ferido os sentimentos dos que se sentem mais crentes, não foi essa, seguramente, a minha intenção.»
Junho 2007


Cónego Eduardo de Melo Peixoto:
"O espectáculo das corridas à antiga portuguesa , o toureio a cavalo e a pés e os "forcados" como prova de valentia , de coragem e mesmo de arte e sem a morte do touro na arena, aceito-o como aceito a caça e o tiro aos pombos".
Público 18/8/99

5 comentários:

  1. Sou católica, e não só não fiquei minimamente ofendida com o que disse como apoio totalmente. É lamentável ver criaturas que deviam ser um espelho de Jesus na terra serem assim. Mas,o que fizeram estes "amigos" de Jesus quando Jesus foi crucificado? Fugiram todos por cobardia, à excepção de Nossa Senhora e João.
    Fomos bem avisados... Nenhum o defendeu...
    A Jesus trairam quase todos... É triste... Há que dar a cada a confiança que mereçe. Esses padres estão muito longe de Deus... Os touros devem estar mais próximo.
    Catolica Antitaurina.

    ResponderEliminar
  2. por Francisco Artur Vieira
    O Padre Melícias vai a todas..., mas deixa-me curioso com o seguinte pensamento. O homem não é franciscano (ofm) da "Ordem dos Frades Menores", fundada por Francisco de Assis, o santo da igreja católica, amigo dos animais, a quem chamava «irmaõs».
    Desconheço qual é norma da Regra daquela comunidade de frades que aceita a tortura e o mal-trato a animais e que permita que o Sr Melícias assista a uma tourada sem pensar no seu patrono, mas isso, é, decerto, para ficar dentro das portas do seu mosteiro e e com a sua batina, que apesar de tantas touradas, ainda não lhe pesa na sua consciência.
    Mistérios que não são dadas a saber a simples profanos como eu.

    ResponderEliminar
  3. por Cristina D'Eça Leal E não podemos esquecer-nos que a proibição das touradas feita pelo Concílio de Trento nunca foi revogada até aos dias de hoje. Só foi levantada a pena de excomunhão.
    Resumindo: não podem ser excomungados, mas pelos critérios da sua própria religião são considerados falsos cristãos, bárbaros e ímpios; no entanto representam-na.
    Há qualquer coisa nestes raciocínios que me escapa...

    Salva-se o bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, que diz "Brincar barbaramente com um animal, como na tourada, acho que é uma agressão à Ecologia, ao equilíbrio da natureza."
    Só faltou acrescentar a Deus, à moral e aos bons costumes, mas acrescento eu por ele.

    ResponderEliminar
  4. PROIBIÇAO DE TOURADAS EM HONRA DE DEUS E DOS SANTOS
    (Conc. Trid., Sessão 25, Cap. o 1, «De venerat. Sanctorum») CAP. o 8

    «O espectáculo das touradas é indigno de ser visto pelos cristãos e não difere muito daquele desumano costume dos pagãos de combater contra as feras, com erro do povo ignorante. Sucede julgar-se este género de espectáculos como exibição em honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria Mãe de Deus e dos santos -de tal maneira que se chega ao ponto de alguns fazerem promessas de realizarem touradas! O Santo Concílio aconselha os Ordinários que ensinem ao Povo a si confiado, que com espectáculos desta natureza, mais se ofende a Deus do que se Lhe presta culto. Essas horas que se destinam a distrair os olhos com um vão e inútil prazer, são subtraídas ao culto devido a Deus, levando muitos fiéis a afastarem-se do sacrifício da missa que aqui e ali deixam de assistir ao ofício vespertino.»

    ResponderEliminar
  5. A ausência de Deus é pior do que qualquer coisa, qalqer doença, é pior do que a fome, é pior do que qualquer coisa.
    Sem ela, estamos todos muito longe de benigno. Deus enviou seu Filho, Jesus Cristo, para que sigamos os seus ensinamentos, pregação da Palavra, partilhar o que temos com os outros ... Por favor, isso é religião. Os médicos dizem que esta barbárie é a religião, mas em suas mentes que eles sabem com certeza que isso é anormal, eles são pessoas sem desvios mentais, é apenas o mal a si mesmo, não tem outra explicação. O mundo tem necessidade de Deus, sem ele nós encontramos a verdadeira paz.

    ResponderEliminar